Soninho bom (:

Dormir é bom, né? O melhor é que faz bem. É quando dormimos que o corpo produz o hormônio GH, que é o hormônio do crescimento. Além disso, depois de uma boa noite de sono, você acorda mais atenta, mais disposta e, claro, muito feliz. Olha só como é fácil dormir direito:

De luzes apagadas

O certo é dormir de luzes apagadas, porque a luz impede que o corpo produza um hormônio chamado melatonina, que dá aquela sensação gostosa de sono. À noite, tente ficar, no máximo, com o abajur e diminua o brilho da TV. Assim, o sono chega de mansinho até você.

Computador vilão

Ficar até tarde na internet? Atrapalha! Além da luz do monitor, que não ajuda em nada, você fica toda agitada depois de ler uma fofoca no MSN. Por isso, é bom desligar o computador e a TV meia hora antes de dormir.

Não é hora de malhar

Assim que anoitece, o corpo começa a se preparar automaticamente para repousar. Por isso, se você faz uma atividade física, atrapalha o relaxamento natural do seu organismo. O indicado é praticar alguma atividade até às 19h. Depois, relax.

Refeição do mal

Comer pouco antes de dormir, não faz bem. Seu organismo deitado atrapalha a digestão e pode provocar refluxo: a volta de alimento por onde ele entrou. Nojento, mas real. por isso, procure jantar pelo menos duas horas antes de dormir. E, se a fome bater depois, coma uma fruta.

Descafeíne-se

Chocolate, café, refrigerante à base de cola, chá mate, energéticos… Todos esses alimentos são estimulantes por terem cafeína. Ela vai direto ao seu sistema nervoso central e te dá uma injeção de ânimo. Tudo o que você NÃO precisa.

Seu corpo é um relógio

Não adianta vestir o pijama cada dia em um horário. É bom ter hora para deitar, assim seu corpo se acostuma a relaxar naquele momento. E, quando for à balada no sábado, tente não dormir domingo à tarde e vá para cama no horário de sempre.

Diva de travesseiros

Despencar na cama não basta. Para dormir bem, tem posição certa. Você deita de lado, apoia a cabeça em um travesseiro que encaixe no vão entre a cabeça e o ombro, coloca outro entre as duas pernas para deixar sua coluna bem alongada e, se tiver um terceiro travesseiro, abrace-o para relaxar o ombro. É uma delícia.

Feche a boca

Dormir de boca aberta só atrapalha. Você fica com a garganta seca e ainda pode roncar. Filme de terror! E não acabou! Boca aberta vira casa de bactérias e, por consequência, causa o indesejável: mau hálito.

Cantinho do sono

Dormir bem também é cuidar do seu quarto. Uma janela antirruído é bem vinda se sua vizinhança for barulhenta. Não acumule bagunça, o que aumenta a quantidade de pó e atrapalha a sua respiração. E, quando for deitar, alguns cheirinhos ajudam a relaxar, como aromatizadores com essências de pau-rosa, laranja, lavando e gerândio.

 

fonte: Capricho

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