Como surgiu o dia das mães?

O dia tá chegando, e pra impressionar, que tal contar pra sua mãe como o dia dela surgiu?

Homenagem à deusa mãe

Na Grécia antiga, as pessoas celebravam o início da primavera homenageando a deusa Reia, mãe de todos os deuses do Olimpo. Os egípcios e romanos também comemoravam a mesma data. A festa incluía, entre outros rituais, comer bolo de mel e presentear pessoas com flores logo pela manhã.

Apenas um feriado católico

No século XVII, os ingleses definiram o mothering day, ou algo como “dia da maternindade”. A ideia era  incentivar a volta dos fiéis para a igreja onde foram batizados (chamadas de Igreja Mãe). Mas, pouco tempo depois, a Igreja Católica ampliou o conceito para homenagear também a mãe de carne e osso.

O começo do dia das mães moderno

Quem deu à data a cara que ela tem hoje foi a americana Anna Maria Jarvis. Ela perdeu a mãe em 1905 e entrou em depressão. Para animá-la, suas amigas decidiram fazer uma reunião que celebrasse a memória da mãe dela. Anna gostou tanto da ideia que começou uma campanha para que a data homenageasse todas as mães americanas.

Quando virou uma festa oficial

Muito esforço depois, o governador do estado de Anna, a West Virginia, incorporou a celebração ao calendário oficial, em 26 de Abril de 1910. Quatro anos depois, o presidente Thomas Wilson fez a data valer em todo o país e determinou que ela seria comemorada sempre no segundo domindo de maio.

Por que as mães ganham flores

Por anos, Anna enviava cravos brancos na data para serem distribuídos nas igrejas. Para ela, a cor da flor simbolizava pureza, fidelidade e amor. Antes eles eram distribuídos de graça, mas depois passaram a ser vendidos.

Se arrependimento matasse…

A data virou um evento comercial e Anna, que só queria incentivar a união familiar, gastou toda a herança da família fazendo uma campanha para tentar cancelar o feriado. Não deu certo e ela morreu na pobreza.

A comemoração no Brasil

No Brasil, o primeiro Dia das Mães doi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de Maio de 1918. Mas a data só se tornou oficial em 1932, com a decisão do então presidente, Getúlio Vargas.

Alegria dos comerciantes

Apesar da luta de Anna, o Dia das Mães se tornou um sucesso comercial. Hoje, é a segunda melhor data do ano para vendas, ficando atrás do Natal. As chamadas de longa distância, restaurantes e correios também bombam!

 

Agora que você já sabe toda a história, no domingo, acorde sua mãe com um beijo, um café da manhã na cama, sente ao lado dela e conte tudo o que você acabou de aprender sobre o dia dela, se ela se impressionar, ponto pra você 😉

 

Fonte: Capricho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: