Se liga!

Sem perceber, repetimos hábitos que prejudicam a saúde e beleza. Livre-se deles!

– Roer unha

Ao colocar o dedo na boca, você engole microorganismos que moram sob as unhas. E aí sofre o risco de ter doenças: de gripe a intoxicação alimentar.  Saia dessa: roer unhas é sinal de ansiedade. Mas você pode controlar a situação: procure dormir bem e fazer exercícios. Mantenha as unhas curtas e limpas e, se necessário, invista em produtos específicos para unhas roídas.

– Segurar o xixi

Junto com ele, vai embora um monte de bactérias que ficam hospedadas na bexiga (onde o xixi fica armazenado) e na uretra (o canal por onde ele passa). Se você fica horas sem ir ao banheiro, aumenta a chance de desenvolver a cistite, um tipo de infecção urinária. Saia dessa: beba bastante água e vá ao banheiro sempre ue sentir vontade. Se você já tem uma vida sexual ativa, lembre sempre de fazer xixi depois de transar. Assim, manda embora possíveis bactérias que surgem no contato sexual.

– Estudar no escuro

A curto prazo, você ganha uma bela dor de cabeça e o aprendizado sai perdendo. Não há estudos conclusivos, mas os médicos suspeitam que estudar no escuro desgasta o olho e , a longo prazo, pode até causar miopia. Saia dessa: escolha um local confortável, silencioso e bem iluminado para estudar. As luminárias facilitam a leitura e não fazem sombra sobre as páginas, como os lustres de teto. Só cuide para que a luz não incida diretamente no papel branco – ao refletir a luz, ele também atrapalha a leitura.

– Ficar horas sem comer

Depois de horas sem comer nada, diminui a quantidade de açúcar no sangue e o metabolismo fica mais lento – uma estratégia do corpo para economizar energia. E aí vêm o mau hálito, a dor de cabeça, tonturas e até desmaios. Saia dessa: evite ficar mais de três horas sem comer.Nem pense em pular refeições e faça lanches leves a tarde. Em vez de refri e salgadinho, prefira lanches mais saudáveis, como fruta, suco natural e barrinha de cereal.

– Usar salto alto todos os dias

O salto sobrecarrega os pés e os joelhos. aí vêm os calos, os joanetes e as unhas encravadas. E, mais a longo prazo, o salto pode prejudicar a coluna e os músculos da perna e da panturrilha (para ajustar o equilíbrio quando usa salto, você altera, sem perceber a postura e a forma como movimenta as pernas). Saia dessa: se puder, deixe o salto só para o final de semana. Se não consegue mesmo descer do salto, escolha uns mais baixinhos, com bicos largos e arredondados ou modelos meia-pata (a plataforma na frente ameniza a altura do salto e dá mais equilíbrio).

– Comer na frente do computador

Quando você se alimenta enquanto presta atenção em outra coisa (o mesmo vale para a TV), tende a comer mais e, pior, mastigar menos. Além do mau hálito, isso pode render quilos a mais e, em quem realmente não sai da frente do micro, até uma gastrite básica. Saia dessa: guarde pelo menos 15 minutos para suas refeiçoes – sentada à mesa e sem o computador, claro. Mastigue devagar e tome cuidado para não engolir pedaçoes grandes de comida, que têm digestão mais difícil.

 

Fonte: Capricho

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