Volta às Aulas

Oi galera, gravei um vídeo pra vocês, com dicas, mas não consigo postar por nada nesse mundo. Então resolvi fazer o post escrito mesmo e espero que seja útil pra vocês. Reuni dicas de organização e de algumas atitudes que eu acho essenciais para quem quer passar no vestibular, tanto terceiro ano quanto cursinho. Vamos lá!

Tenha uma agenda, ou duas. 

???????????????????????????????

Acho EXTREMAMENTE importante ter uma agenda. Na agenda vocês vão marcar as tarefas do dia, lista de exercícios, assuntos que devem ser estudados e tudo desse tipo.Já a segunda agenda, é para a vida pessoal, para tem várias atividades extracurriculares, um blog ou qualquer outra atividade que exija organização.

Tenha um post it

???????????????????????????????

Se tem uma coisa que não dá pra abrir mão, é do post it! Além de deixar tudo menos monótono (por causa das cores e tipos), é muito útil. Nele, vocês vão colocar todo tipo de informação, às vezes, no meio da aula, ao invés de anotar as coisas em qualquer parte do caderno ou da apostila, pegue um post it e coloque na capa dos mesmos ou em outro lugar que você sabe que vai ver. Categoria = muito importante.

Monthly Planner 

MonthlyCalendar

Esse é mais do que importante. O Monthly Planner é um calendário com espaços para escrever. Escrever o que? Nele, vocês vão colocar compromissos que não podem ter mudança de dia, festa, aniversários, consultas médicas e etc. Vocês vão colocar ele na parede, bem em frente de onde você senta na escrivaninha, pra ter um controle certinho de que dias você tem livre, que dias não tem, e também, para conseguir organizar melhor suas tarefas.

 

Atitudes Importantes

Estude todos os dias, com exceção dos finais de semana. 

Todos os dias, você vai sentar e estudar o que tem que estudar. Fazendo isso, os finais de semana ficarão livres para descanso, sair com os amigos e se preparar para a próxima semana. Mas uma dica importante é não estudar 10 horas por dia. Trabalho forçado é trabalho inútil. Comecem o ano estudando duas horas por dia (se já estuda mais, continue assim e ignore a dica) e vão aumentando uma hora por mês. Se vocês forem aumentando o tempo de estudo gradativamente, quando chegar Setembro, ninguém vai estar morrendo de cansaço e não estarão com vontade de desistir.

Não adiante matéria

Estudar toda a matéria antes de o professor passar não vai te fazer melhor ou mais inteligente. Não existe essa necessidade porque as escolas já tem um planejamento e sempre dá certo,  não se preocupe. Estude o que tem que estudar e só.

Não entre na bagunça 

Essa dica é especial para quem está no terceiro colegial. Nossa, terceirão, todo mundo só pensa nisso, na formatura e nos churrascos. Mas se você quer realmente se destacar não entre nessa pilha. Não to dizendo para se excluir e não ficar com seus amigos. Não é nada disso. É seu último ano na escola e todo mundo pensa que nunca mais vai ver os amigos, que precisa aproveitar e sei lá o que, mas isso não é verdade. Eu sempre digo que quem é seu amigo de verdade, continua sendo seu amigo após a escola. Então, não tem essa de “nunca mais vai ser a mesma coisa”, não vai, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. Não se mantenha focado na farra, você não está na escola pra isso. Dedique-se ao que você foi fazer e tudo vai dar certo.

Saiba para que veio 

Acho que essa é minha dica mais importante. Não adianta nada você começar o ano no cursinho sem saber o que você quer da vida. Você tem que chegar lá sabendo o que quer. Isso torna tudo mais fácil. Se você quer Biologia na Unesp, você já sabe que vai ter que focar nisso e não vai perder tempo estudando coisa desnecessária. Isso é bom porque você já começa a prestar atenção no tipo de prova e nos assuntos que caem. Tenha certeza de que você sabe pra onde está indo. Se você ainda não sabe o que quer, decida-se o mais rápido possível e não perca tempo.

Não se desespere 

Não precisa ficar morrendo de ansiedade e de medo de chegar lá no final do ano e não conseguir. Relaxa. Nós não temos só uma chance na vida de acertar, somos jovens e temos a chance de cometer erros. Se você souber o que está fazendo e fizer direito, não tem porque surtar.

 

É isso aí galera, se alguém precisar de ajuda ou qualquer outro tipo de conselho, é só me chamar nas redes sociais que eu ajudo sem problemas 😉

Espero que ajude, mesmo que pouquinho! Beijos

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: